PESSOAS, FLIPCHARTS E MINDMAPS

A maior parte das pessoas (que tem a ousadia de falar um público, em reuniões e afins) geralmente suporta o que tem a dizer numa apresentação em PowerPoint!

Note-se que estou a falar, de forma genérica, da maioria das pessoas que conheço!

No entanto há aqueles que gostam de rabiscar no papel e que, geralmente (e estou de novo a generalizar), o fazem no flipchart, com papel ou em quadro branco.

Acontece que, na nossa cultura, escrevemos na horizontal! Sim, não é na vertical. Então alguém me explica porque é que os flipchart utilizam folhas na vertical (portrait) e não na horizontal (landscape)? É uma pergunta de retórica, eu sei, e todos sWhite Blank Sign With Copyspace Includes 3d Characterabem a resposta: é porque desde a primária que nos ensinam a pensar em listas verticais! Claro!

Então desenhar um mindmap está quase fora de questão, pois a sua configuração é radial e horizontal. Há que desperdiçar metade de uma folha de flipchart para o conseguir fazer.

Como queremos que as pessoas atinjam o seu máximo potencial se desde a primária (pelo menos nas gerações mais velhas – pessoas de 30 a 70 anos) fomos formatados para fazer algumas coisas mal:

– falar em público era muito penalizado, em vez de apreciado e louvado;

– desenhar e pensar com suporte em imagens era criticado – bonecos? façam listas!;

– na escola tínhamos um quadro largo (neste caso bem) e depois chegávamos às empresas e o melhor que tínhamos era PowerPoint (dantes, nem isso) ou o flipchart vertical!

São apenas alguns exemplos, de qualquer forma como se pode exigir o melhor das pessoas se não lhes dermos condições e ferramentas adequadas, se as mal formatamos e se pouco apoio há nos processos criativos e de comunicação?

COMO?  Esta também é uma pergunta de retórica, mas gostava de ter as vossas opiniões.

Até amanhã.

Daniel Lança Perdigão

Improvement Agente & General Manager

UpSideUp

About Daniel Lança Perdigão @UpSideUp

I am Strategist and a Visual Thinker, founder of UpSideUp. For me people are in the center of everything I do and UpSideUp does. I deal with people since 1961, I study since ever and I work since 1978! Every day I learn, work and innovate and I love what I do as I am always in contact with... people!
Aside | This entry was posted in criatividade, Cultura, formação, pessoas and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to PESSOAS, FLIPCHARTS E MINDMAPS

  1. Isabel says:

    Muito interessante e pertinente este artigo! É mesmo isso: a nossa “formatação mental” que condiciona toda a nossa vida e ações. Mas também a consciencialização desse facto e a tentativa de melhoria, adaptação e mudança! Muito bom mesmo!

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s