CAMPEONATO DO MUNDO!

O foco deste BLOG e da UpSideUp está nas pessoas e em como as envolver para desenvolver (as pessoas e as organizações).fifa-world-cup-2014-brazil-hd-wallpapers-free UpSideUp Blog

Então como poderia passar sem falar um pouco de futebol, já que o Campeonato do Mundo arrancou ontem no Brasil (Copa do Mundo ou FIFA World Cup 2014) e já há interessantes surpresas?

Ontem jogou o Brasil com a Croácia e o resultado surpreendeu-me pela pouco espetáculo que foi oferecido ao Mundo, nuns tremidos 3-1, em especial num jogo de abertura e com o Brasil que a tal nos habituou. Hoje vimos uma Espanha – que “não tem medo de ninguém” – a perder por uns expressivos 5-1 frente à Holanda.

Diziam as estatísticas (antes do jogo) que a Espanha não perdia com o equipamento branco há cerca de 10 anos e a Holanda não perdia com um campeão do mundo há quase 50 anos. Havia um “empate” estatístico, mas, a desempatar, as probabilidades pendiam para a Holanda, o que se veio a verificar.

No entanto, eu que não sou um devoto apreciador de futebol – embora goste de ver, em especial os jogos da seleção de Portugal – utilizo estes jogos para “trabalhar” numa das áreas em eu me tenho especializado: na observação de comportamentos! E foi muito interessante assistir hoje a todos os efeitos que se esperam. Indignação por situações injustas, quebra de força anímica de um lado e crescendo de confiança do outro. Nada, que não seja a natureza humana, poderia justificar este resultado – o qual, segundo os especialistas, não espelha a diferença de qualidade das equipas, no que à competência técnica diz respeito.

Os Espanhóis (como os restantes povos latinos) são muito mais emotivos que os Holandeses e os impactos negativos ou positivos crescem de forma exponencial com o evoluir das situações, o que não é tão verdade nos povos nórdicos, mais frios, em que o racional se sobrepõe mais facilmente ao emocional! Será bom ser mais emocional ou mais racional? Depende!

Agora não há dúvida que se queremos envolver as pessoas, futebol e desgraças funcionam muito bem. Veja-se a programação televisiva: um telejornal tem 30 minutos de más notícias (as boas são dadas, ocasionalmente, em programas especiais) e outros 30 ou mais de futebol! Nesta altura as televisões atropelam-se com programação de futebol. Quem pode transmite jogos e quem não pode transmite resumos e faz programas a comentar os jogos.

Porque será? Porque são as emoções que envolvem as pessoas! É por isso que ações de formação participativas, controversas, marcantes, de qualquer forma diferentes, ou as atividades de design thinking, bem como outras que marcam a diferença e levam emoções às pessoas têm melhor aceitação e se tornam mais marcantes e inesquecíveis. É nisso que apostamos!

O Campeonato do Mundo continua e o mundo não pára! Vejam os jogos, depois vão de férias e quando regressarem vão ver as surpresas que a UpSideUp vos reserva. Vamos dar emoção em todas as nossas novas ações de Formação, Consultoria à Inovação, Graphic Recording, Design Thinking e muitas outras novidades que aí vêm. Fiquem atentos!

Até amanhã.

Daniel Lança Perdigão
Improvement Agent & General Manager
UpSideUp (www.upsideup.pt)

 

About Daniel Lança Perdigão @UpSideUp

I am Strategist and a Visual Thinker, founder of UpSideUp. For me people are in the center of everything I do and UpSideUp does. I deal with people since 1961, I study since ever and I work since 1978! Every day I learn, work and innovate and I love what I do as I am always in contact with... people!
Aside | This entry was posted in comunicação, criatividade, Cultura, Kick-off, liderança, motivação, pessoas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s