Sempre ligados!

As pessoas têm cada mais informação e cada mais formas e mais necessidade de a ter sempre disponível.ios8 and UpSideUp

Como é que há uns anos atrás era possível trabalhar, num qualquer escritório, por exemplo, se não havia mail, se os telefones estavam agarrados ao chão por um cabo, se esses telefones não tinham agenda, se não havia GPS como é que se conseguia encontrar os clientes rapidamente em qualquer ponto do globo, e se estávamos atrasados no trânsito (qual trânsito? já havia carros?) como é que avisávamos que íamos chegar atrasados. E nos enganávamos a escrever uma carta na máquina de escrever (o que é isso?, perguntarão alguns) como é que fazíamos “delete” ou “backspace” para premir a tecla certa. E se de repente nos lembrávamos de incluir umas palavras que ficaram esquecidas como é que fazíamos “insert“. E poderíamos colocar muitas outras questões… mas era assim mesmo e conseguia-se trabalhar!

Hoje em dia é impensável voltar a trabalhar sem computador e sem as ferramentas que temos à nossa disposição, como o mail, o telemóvel, a internet, os chats, o Facebook, o LinkedIn, o Google, rede wireless por todo o lado, GSM, GPS, WiFi, NFC e muitas outras tecnologias…

E agora queremos ter tudo! Queremos mais! E queremos que tudo esteja sempre disponível connosco ou acessível na Cloud! Temos os telemóveis e os tablets que não param de evoluir (veja-se o que se espera da Apple e o novo iOS 8, olhe-se para os sistemas Android mais recentes e mesmo para o Windows Mobile), os PCs, sejam desktops ou laptops estão à beira de ficar caducos e há 10 anos ainda nem havia tablets! Já se avançou muito nos dispositivos wearable (vestíveis ou usáveis no corpo).

Agora começamos a ter muitos desses dispositivos a controlar outros, a vigiar a nossa saúde ou o crescimento das nossas plantas, a vigiar as crianças ou a porta da entrada, a regular a nossa casa ou a conduzir um drone (faltava falar deste) que pode sobrevoar quase tudo e invadir o espaço privado dos outros com a maior facilidade, como “espreitar” a uma janela alta ou olhar por cima da cerca ou da sebe de um qualquer quintal!

E será que isto tudo é bom ou é mau?

De certeza que cada um de nós conseguirá obter respostas positivas e negativas para esta pergunta.

Claro que temos a vida muito facilitada, pois é mais prático googlar e encontrar tudo o que se precisa do que andar com uma enciclopédia atrás, é mais fácil usar um GPS do que parar para abrir um mapa e procurar perceber onde estamos e para onde vamos, é mais fácil estar ligado e sempre disponível…

É também evidente que ficamos cada vez mais dependentes destes equipamentos, dependentes dos fornecedores de comunicações, dependentes das máquinas e, se não formos cuidadosos, corremos o risco de deixar de saber fazer – por termos algo que faz por nós… e podemo-nos perder e muito pode acontecer quando nos faltar a tecnologia por qualquer que seja a razão.

Nós, na UpSideUp, apostamos fortemente em software e tecnologia (seja para nosso uso interno, seja para inovar nos nossos clientes), no entanto procuramos o equilíbrio realizando muitas atividades de forma não-tecnológica, o que nos obriga a pensar e a ser mais humanos. Exemplos: Design Thinking, Graphic Recording, Formação com forte componente suportada na interação humana, consultoria à inovação das empresas e para o desenvolvimento das pessoas, atividades de team building, atividades apoiadas em jogos não eletrónicos, coaching, etc.

Gosto de lançar estes desafios! Dêem a vossa opinião, enumerem benefícios reais e potenciais do uso das tecnologias e refiram riscos também. Vamos compilar, analisar, ponderar e perceber como podemos tirar o máximo proveito com o mínimo de riscos, seja para a nossa saúde, segurança, inteligência, capacidade criativa, etc.

Respondam ao questionário por favor (5 a 10 segundos).

Até amanhã.

Daniel Lança Perdigão
Improvement Agent & General Manager
UpSideUp

About Daniel Lança Perdigão @UpSideUp

I am Strategist and a Visual Thinker, founder of UpSideUp. For me people are in the center of everything I do and UpSideUp does. I deal with people since 1961, I study since ever and I work since 1978! Every day I learn, work and innovate and I love what I do as I am always in contact with... people!
Aside | This entry was posted in comunicação, consultoria, criatividade, formação, inovação, motivação, pessoas, visual and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s