Líderes e Organizações Visuais, sinónimo de eficiência

O que são Líderes Visuais?

Se os líderes têm como objetivo levar as suas organizações e os seus colaboradores para “destinos” que ainda não existem – a sua “visão”, se pretendem criar nos outros sentido de responsabilidade, se pretendem dar a conhecer as suas ideias e se pretendem que cada um dos seus colaboradores se assuma como responsável pelas tarefas, atividades, projetos ou equipas a seu cargo, nada como mostrar e expor as ideias de forma tão clara quanto possível para permitir um entendimento preciso do que cada um tem que fazer.

E organizações visuais?20141104 Comunicação visual eficaz
As organizações são visuais quando qualquer dos seus colaboradores consegue comunicar com apoio de imagens, metáforas e modelos, que muito mais depressa mostram o que se pretende e ilustram o que se diz.

Quando os líderes e a generalidade das pessoas numa organização entendem o poder da comunicação visual então passam a ser feitas reuniões visuais, criados templates e ambientes em que a imagem provoca a imaginação e a decisão mais rápidas e são definidos e desenhados esquemas e planos visuais que permitem que qualquer pessoa, dentro e fora da organização, entenda com clareza o que se pretende transmitir.

Cada um de nós ainda se deve recordar do tempo em que gostava de desenhar! Era tão fácil explicar aos outros (pais, irmãos, colegas, amigos…) o que se pretendia mostrar. E depois perdemos essa habilidade, muitas vezes apenas porque alguém (incorretamente) nos disse que não tínhamos jeito para o fazer ou porque nos disseram que desenhar é “coisa de criança”. E retraímo-nos até perder o hábito.

É tão fácil perceber o impacto da comunicação visual! Basta que cada um pense sobre o que lhe capta a atenção. É a televisão ou a rádio? São os livros técnicos ilustrados ou aqueles apenas com texto? São os oradores que apenas falam e leem ou aqueles que mostram?

Se sabemos o que nos capta a atenção a nós próprios, então porque não refletir e usar as mesmas ferramentas quando queremos que os nossos colegas, colaboradores ou clientes reparem em nós e memorizem o que lhes “dizemos”?

Toda a comunicação na organização se pode tornar num Storytelling visual! E para ser eficaz precisa de 7 simples cuidados:

  • Design simples e adequado – não decoração;
  • Personalização – adequação a cada organização e situação;
  • Utilidade – usar sempre e só quando seja útil;
  • Personalidade – deve refletir a cultura e valores;
  • Enriquecer a história com valor – verdadeiro valor;
  • Amplificação em tempo-real – não PowerPoints elaborados;
  • Utilização de metáforas – a falar também se podem construir imagens.

Sabendo que a maioria das pessoas é predominantemente visual, é evidente que para aumentar a eficiência da comunicação devemos usar tudo o que temos ao nosso dispor. Falar e escrever corretamente e utilizar os meios visuais adequados em cada situação, para amplificar a eficiência da comunicação. Podemos comunicar 10 a 15 vezes melhor, mais depressa e de forma mais eficiente se utilizarmos a combinação certa de meios ao nosso dispor.

Nem todos sabem como o fazer! Mas há quem saiba!

Daniel Lança Perdigão, Improvement Agent, UpSideUp.pt

About Daniel Lança Perdigão @UpSideUp

I am Strategist and a Visual Thinker, founder of UpSideUp. For me people are in the center of everything I do and UpSideUp does. I deal with people since 1961, I study since ever and I work since 1978! Every day I learn, work and innovate and I love what I do as I am always in contact with... people!
Aside | This entry was posted in comunicação, consultoria, criatividade, visual and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s