Performance é Desempenho?

Para fechar o ano de 2015 escolhemos o tema “desempenho”, pois é algo que acreditamos ser fundamental, algo que cada um de nós deve ter brio e orgulho, algo imprescindível para a sua performance e para a pe
rformance
da sua empresa e, consequentemente, do seu País ou da golden-ribbon-badge_M1DBMUddeconomia em que participa.

Então mas, “performance” e “desempenho” não são a mesma coisa?

A verdade é que muitas vezes os conceitos aparecem misturados ou confundidos, por isso, antes de avançarmos na leitura, parece-me útil esclarecer, com a ajuda do dicionário Priberam.

“Desempenho” é o ato de desempenhar, cumprimento, resgate ou modo de desempenhar.

Performance” (palavra da língua inglesa que significa execução) é o resultado obtido em cada uma das exibições em público, o conjunto dos resultados obtidos num teste ou mesmo a prestação desportiva.

Embora estes conceitos estejam intimamente ligados, percebe-se facilmente que o desempenho é a execução ou o caminho para a performance, ou o que resulta dessa execução. Bom desempenho no caminho equivale à obtenção de uma boa performance no fim!

De que forma as organizações, públicas ou privadas, podem tomar atenção ao tema? Devem estar focadas na sua performance ou no desempenho individual e coletivo dos seus colaboradores? Mais uma reflexão que me leva a acreditar que, tratemos de qualquer aspeto que seja, para obtermos desenvolvimento organizacional (OD) o foco primário tem que estar nas pessoas.

Para um bom desempenho é fundamental a aquisição e atualização de competências técnicas e , um ambiente colaborativo, inovação adequada à área de atividade, adaptação das tecnologias às pessoas e vice-versa e a criação de condições diversificadas que permitam a motivação individual e o forte empenho de cada colaborador.

Se cada empresa criar as condições para um bom desempenho individual vai decerto obter a tão desejada performance coletiva e ser uma empresa de sucesso.

Desempenhemos o nosso papel.

Daniel Lança Perdigão, Visual Improvement Agent, UpSideUp.pt

About Daniel Lança Perdigão @UpSideUp

I am Strategist and a Visual Thinker, founder of UpSideUp. For me people are in the center of everything I do and UpSideUp does. I deal with people since 1961, I study since ever and I work since 1978! Every day I learn, work and innovate and I love what I do as I am always in contact with... people!
Aside | This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s